Kobra tem uma trajetória única. Vindo da periferia de São Paulo, começou a se expressar usando uma arte também periférica, a pichação. Sempre autodidata, dedicou tempo e estudos para aprimorar técnica e repertório até chegar à projeção internacional.
Em mais de 30 anos de trabalho, passou – e ainda passa – por muitos obstáculos e é sobre eles que comenta em palestras. Kobra sente que faz parte da sua expressão mostrar de onde veio e como conquistou seu espaço. Suas apresentações são dinâmicas e sempre adaptadas ao público do evento, como estudantes, empresários, colaboradores, clientes, etc.
Também faz performances ao vivo, pintando telas durante os eventos e interagindo com o público.
Áreas que aborda:
Kobra leva sua vida às palestras e pode moldar o conteúdo de acordo com os interesses do público do evento. Converse conosco sobre o que espera da apresentação para trabalharmos juntos no melhor formato.
Conheça alguns tópicos:
Live painting Pintura ao vivo de uma tela. Com base na estrutura do local e no perfil do evento, Kobra mostra ao vivo como é o seu processo criativo e a execução de uma obra de arte. É uma ótima oportunidade para interagir com o público e, mediante negociação adicional, a empresa pode adquirir a tela para seu acervo.
Definindo linguagem e identidade próprias Como chegar a um estilo próprio? Como identificar causas e assuntos que merecem ser transformados em arte? Kobra discute essas questões que rondam os pensamentos de todo artista – não só aqueles em começo de carreira.
História da arte de rua e suas influências Kobra mostra os artistas que fizeram e fazem parte de seu arcabouço cultural. Desde o início, como autodidata, sempre pesquisou nomes e influências em diversos ramos da arte, como grafite, fotografia, música, escultura e arte clássica.
Trocando uma vida estável para acreditar na arte O mundo artístico é incerto e abrir mão de oportunidades convencionais de trabalho é um grande passo. A arte de rua, principalmente, é cercada de preconceitos e estereótipos.
Kobra comenta como foi viver esse momento decisivo e como sair do óbvio é a única forma de conquistar espaço.
História da arte de rua e suas influências Kobra mostra os artistas que fizeram e fazem parte de seu arcabouço cultural. Desde o início, como autodidata, sempre pesquisou nomes e influências em diversos ramos da arte, como grafite, fotografia, música, escultura e arte clássica.
Desafios e momentos de dificuldade Mesmo depois de ser reconhecido internacionalmente, as dificuldades não pararam de surgir. Nesse tópico, Kobra trata de situações desgastantes e desafiadoras, como as reações calorosas contra suas causas e posicionamentos, incertos processos de captação de patrocínio, a dificuldade de encontrar muros ideais, barreiras linguísticas pelo mundo e a longa cadeia logística que envolve a concretização de uma obra.
A arte como profissão Como viver de arte sem abrir mão de seus princípios? Como se relacionar com galerias, contratantes, equipes, críticos, imprensa e tudo o mais que cerca a vida de um artista? Kobra comenta como é viver de arte sem colocar em xeque sua independência criativa.
Projetos e ações sociais Kobra acredita no poder transformador da arte. Ele é um exemplo vivo dessa força. Para passar adiante sua visão, criou o Instituto Kobra, com sede em Itu e alcance em todo o Brasil. Por meio de iniciativas planejadas e auxílio de parceiros, organiza ações sociais junto a quem precisa de diversos tipos de apoio: ajuda com alimentos, cultura e muito mais. Uma das suas ações mais célebres foi a arrecadação de recursos para a construção de duas usinas de oxigênio hospitalar em Manaus, no auge da crise da covid-19.