Em 11 de setembro de 2001, uma das maiores e mais simbólicas tragédias da humanidade ocorreu em Nova York: o ataque terrorista contra as Torres Gêmeas, deixando quase 3 mil mortos e o mundo todo, em choque, seriamente ferido.

Este mural não só procura transmitir o pesar por tantos mortos e se solidarizar por tantos que perderam seus familiares queridos no atentado –e, posteriormente, nas guerras contra o terror, desencadeadas naquele fatídico dia– como também serve para enaltecer a coragem dos homens e mulheres que, trabalhando no resgate, deram suas vidas ou emprestaram suas saúdes física e mental para tentar remendar as cicatrizes deixadas pelo atentado.

 A imagem, uma releitura da célebre fotografia de Matthew Mcdermott, mostra Mike Bellatoni – um dos tantos heróis que, felizmente, sobreviveram ao histórico dia.

“No caso específico deste mural, presto homenagem aos bombeiros que lutaram bravamente naquele dia. Ao mesmo tempo, acredito que esta imagem também simboliza nosso lamento por todas as vidas que foram colhidas”.

“A imagem contém detalhes que aludem ao episódio histórico. No capacete, eu escrevi os números 343. Esta é uma referência ao número de bombeiros mortos naquele dia. Há também uma representação das Torres Gêmeas e a bandeira dos Estados Unidos. As estrelas representam todas as vidas perdidas na tragédia - que deixaram quase 3.000 mortos”.

“Por fim, as cores têm um objetivo: passar uma mensagem de vida, de recomeço, de reconstrução”.

Aguarde...